9 dicas para prevenção ao estresse no ambiente de trabalho

Como combater a reação ao estresse no trabalho


O que é?

É uma reação física, mental e hormonal do organismo, que surge da necessidade de uma adaptação do próprio organismo à algo que está acontecendo no seu estilo de vida ou no ambiente de trabalho.


Qual a causa?

Pode ser causado por ansiedade, depressão, angústia, desmotivação ou outros fatores estressantes em um determinando ambiente ou situação.


Fatores estressores:

  • Rompimento de um relacionamento amoroso, divórcio, separação

  • Doenças crônicas como câncer, depressão

  • Pessoas de péssima convivência no trabalho

  • Nascimentos, mortes

  • Conflitos na família, decepção, dor e mágoa

  • Insônia

  • Fumo, álcool e drogras

  • barulho, ruído, som com volume altos

  • Trânsito intenso, tráfego lento

  • Luz forte

  • Falta de dinheiro, dívidas financeiras

  • Intimidação como "bullying", abuso infantil, chefe provocador, assédio moral, más condições de trabalho

  • Humilhação

  • Prazos pequenos para entrega de projetos, provas,

  • Acúmulo de serviço

  • Comida gordurosa e não-saudável


Quais os Sintomas mais frequentes?

  1. Nível fisiológico - Cansaço crônico, Desempenho baixo nos relacionamentos e trabalho, reações psicossomáticas

  2. Nível psíquico - Auto estima baixa, frustração, raiva, ansiedade

  3. Nível de relacionamento social - Irritação, sentir raiva em situações com colegas e familiares, isolamento social, inconstância no emprego, comportamento explosivo


Fases do stress


O Stress se divide em fases, desde os sinais de alerta até a exaustão total do corpo


Alerta

Uma determinada situação provoca um aumento repentino no metabolismo do corpo provocando alterações no corpo e na mente como dores de cabeça e musculares, cansaço excessivo, falta de concentração, rendimento baixo, depressão.

A reação do organismo ao estresse é o aumento de secreção da glândula hipófise provocando aumento de cortisol, aumento de aminoácidos no sangue, aumento da produção de açúcar no sangue, aumento de gordura localizada e gordura no fígado. A consequência pode ser aumento de peso e dificuldade para emagrecer.


Exaustão:

É a fase crônica onde se manifesta doenças físicas ou psíquicas, baixa resistência, fragilidade no sistema imunológico, a produtividade e a capacidade de trabalho ficam prejudicadas.


9 dicas de prevenção ao estresse

  • Definir as prioridades no trabalho como urgente, importante e níveis de prioridade

  • Aprender a delegar, dividir e permitir a participação da equipe

  • Pensar positivo na realização das atividades, cumprimento e entrega das tarefas

  • Praticar esporte, exercícios de relaxamentos, alongamentos

  • Curtir a vida, as horas livres para lazer nos finais de semana com a família e amigos

  • Sentir prazer em ter e realizar um hobby seja aprender a tocar um instrumento, construir uma casa na árvore, ler

  • Dormir bem e ter no mínimo de 6 a 8 horas de sono em ambiente limpo, agradável e silencioso

  • Comer comida saudável e ter uma alimentação balanceada

  • Realizar um trabalho voluntário.

Fonte: Infográfico Sociedade Brasileira de Coaching

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Claudia Cardillo

Desde 2012 desenvolve atividades de coaching e PNL como Life Coaching, Coach de Carreira, Saúde & Bem Estar, Spiritual Coach e Reiki, Emagrecimento, Coach para Noivas, Assessoria de Imagem & Estilo.

Atualmente, atua por meio de atendimentos individuais e em grupo, tanto presencial como online. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, também é graduada em Relações Internacionais pela FMU, e tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de comunicação, marketing, eventos, inteligência de marketing. Para saber mais sobre essa profissional e como ela pode te ajudar, acesse http://claudiacardillo.wix.com/coaching Para entrar em contato, envie um email coachclaudia.cardillo@gmail.com



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