Setembro Amarelo - Um grande alerta que pode começar na depressão

Saiba como o Coaching de Saúde & Bem Estar pode ajudar a sair da depressão

Condenado por muitas religiões, uma ação humana totalmente complexa, a qual atribuiu-se uma série de atitudes e comportamentos, o suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública. A cada 45 minutos no Brasil uma pessoa acaba tirando a própria vida, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso, segundo dados atuais da OMS (Organização Mundial de Saúde). O suicídio está entre as três maiores causas de morte do mundo em pessoas, praticado na idade entre 15 a 44 anos. Em geral, 90% dos casos são os homens que cometem suicídio mais do que as mulheres, a falta de visão no futuro, as ideias materialistas de sucesso e fracasso, são os maiores incentivadores do suicídio.

A Secretária de Saúde em conjunto com outras entidades como Associação Internacional de Prevenção do Suicídio e Centro de Valorização da Vida – CVV criou a campanha preventiva – Setembro Amarelo. Também desenvolve outras atividades relacionadas a apoio emocional além do atendimento, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo em todo o Brasil. Realiza o apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone discando 141, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

Quebre o grande mito sobre a depressão



“Prevenir é melhor que remediar” diz o ditado popular. É exatamente por isso que a CVV acredita que prevenir com informações, discussões e palestras sobre o tema suicídio possa alertar a população a identificar os problemas dentro de casa, que possam conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.

Os estudos demonstram que pessoas que padecem de esquizofrenia, transtorno esquizo afetivo ou transtorno afetivo bipolar, depressão possuem maior risco para suicídio.

Os motivos mais comuns

Entretanto, os motivos mais comuns no suicídio de adolescentes, jovens e adultos estão relacionadas a diferentes fatores.

·Depressão
·Separação ou divórcio de casair e dos pais
·Falta de apoio emocional da família e dos pais
·Rigidez familiar
·Competição, pressão para ter sucesso na escola ou na empresa para além da capacidade do aluno ou da pessoa
·Histórico pessoal de abuso sexual
·Álcool
·Drogas
·Amizades destrutivas
·Conduta suicida prévia
·Suicídio em familiares
·Inconformidade com identidade e orientação sexual
·Perda de autoestima
·Falta de fé

A palavra Suicídio, foi usada pela primeira vez 1737 por Desfontaines. Com origem no latim sui - próprio e caedere = ato de matar, suicídio é o ato intencional e voluntário de matar a si mesmo. Sua causa mais comum é elevado grau de sofrimento, que tanto pode ser verdadeiro ou ter sua origem em algum transtorno mental que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas.

Religião, filosofia ou doutrina

Na doutrina espírita, de acordo com Alan Kardec em sua obra o Evangelho Segundo o Espiritismo “O espírita tem, portanto, para opor à ideia do suicídio, muitas razões: a certeza de uma vida futura, na qual ele sabe que será tanto mais feliz quanto mais infeliz e mais resignado tiver sido na Terra; a certeza de que, abreviando sua vida, chega a um resultado inteiramente contrário ao que esperava; que foge de um mal para cair noutro ainda pior, mais demorado e mais terrível; que se engana ao pensar que, ao se matar, irá mais depressa para o céu; que o suicídio é um obstáculo à reunião, no outro mundo, com as pessoas de sua afeição, que lá espera encontrar”


Você pode ajudar a campanha Setembro Amarelo como voluntário, doador ou com uma palavra amiga àqueles que você conhece. Uma palavra de amor, carinho e fé para aqueles que você considera que possam fazer parte do grupo de risco.


Coaching de Saúde & Bem Estar


O Coaching de Saúde & Bem Estar é um programa de atendimento individualizado que também pode ajudar a pessoa a sair da crise de depressão. Com foco na saúde mental, física e emocional fortalece as mudanças para hábitos saudáveis, cuidados, comportamentos e estilo de vida. Promove a autonomia das pessoas aumentando o conhecimento e entendimento a respeito de assuntos relacionados a alimentação, exercícios, relacionamentos, e espiritualidade e crenças. Coaching de Saúde & Bem Estar trabalha a reconstrução da vida com foco no futuro, transformando e ressignificando esse momento. Ajuda as pessoas que já superaram doenças como câncer, depressão e querem viver uma nova vida.


Sobre o Coaching e PNL


O Coaching é um processo de mudança, com o objetivo de conquistar a excelência e o desenvolvimento pessoal e profissional. Utiliza técnicas e ferramentas validadas cientificamente que levam ainda à mudanças duradouras e novos comportamentos. Isso favorece e potencializa os resultados do coachee ( cliente) visando o alcance de suas metas e dos objetivos estabelecidos, em um curto espaço de tempo.


A Programação Neurolinguística, ou PNL aborda novas maneiras de programar a mente, entender como a comunicação verbal e não verbal afetam o cérebro humano e como obter maior controle da mente. Baseia-se num conjunto de modelos daquelas pessoas que atingiram o "sucesso", estratégias e mudanças de crenças. Com foco na comunicação positiva, eficiente entre as pessoas e consigo mesmas.


O Coaching associado à Programação Neurolinguística – PNL, o coaching envolve um diálogo entre o coach (profissional habilitado) e o coachee, por meio de resultados positivos atingidos por metas estabelecidas. Assim, o objetivo pode potencializar os pontos fortes do cliente (coachee) trabalhando seus pontos de melhoria para encontrar mais satisfação, evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e aprimoramento contínuo em sua vida.


Confira os benefícios do coaching

★ Autoconhecimento ★ Autocontrole e controle emocional ★ Autodesenvolvimento ★ Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e capacidades ★ Relacionamento interpessoal e assertividade de um time

Motivação para mudança

A motivação para começar a mudar não é o grande problema. Se você tem tanta motivação quanto para ler este artigo, você já tem motivação suficiente para começar. De muitas maneiras começar é a parte mais fácil. Depois o mundo está cheio de pessoas que começaram um programa de mudanças, mas, infelizmente, muito poucos deles concluíram o seu programa.

Comece agora a ‘SER ALGUEM MELHOR’ ao ler este artigo, eu proponho a você por onde e como começar.


Você poderá se surpreender com os resultados trabalhando seus pontos de melhoria para encontrar mais satisfação, evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e aprimoramento contínuo em sua vida. É uma parceria de sucesso!


O que eu posso fazer por você hoje, que vai transformar sua vida amanhã?


Claudia Cardillo


Fonte: http://www.cvv.org.br/

Desde 2012 desenvolve atividades de coaching e PNL como Life Coaching, Coach de Carreira, Coaching de Saúde & Bem Estar, Spiritual Coach e Reiki, Emagrecimento, Coach para Noivas, Assessoria de Imagem & Estilo.

Atualmente, atua por meio de atendimentos individuais e em grupo, tanto presencial como online. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, também é graduada em Relações Internacionais pela FMU, e tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de comunicação, marketing, eventos, inteligência de marketing. Para saber mais sobre essa profissional e como ela pode te ajudar, acesse http://claudiacardillo.wix.com/coaching Para entrar em contato, envie um email coachclaudia.cardillo@gmail.com



#BenefíciosdoCoaching #ProcessodeCoaching #Desafio #Stress #PNL #Coaching #Depressão #Suicídio #CoachingdeSaúdeBemEstar

Posts Em Destaque