Empoderamento Feminino #4

É interessante termos uma visão do passado para poder mensurar o quanto a sociedade já mudou em relação a inserção da mulher no mercado de trabalho.


Na ausência do homem, durante a guerra elas precisaram assumir cargos e papeis masculinos. No pós Segunda Guerra Mundial, quando os maridos voltaram dos exércitos para seus doces lares, as mulheres já pensavam em autonomia na vida pessoal, queriam trabalhar fora com dignidade e reconhecimento profissional. No meu artigo Porque a mulher busca reconhecimento profissional? #1, você pode saber mais sobre a história da mulher no mercado de trabalho.


A revista Housekeeping Monthly publicou na América, em maio de 1955, um artigo chamado “O Guia da Boa Esposa”. O artigo pretencioso escrito pela visão masculina e machista dos anos 50 e 60, orientava o que a mulher deveria fazer para ser boa uma boa esposa, mãe e como de veria se comportar com seu marido.


Só que essa mulher dos anos 50 já não existe mais. Fala-se muito em Empoderamento da Mulher. É direito da mulher ter uma oportunidade de trabalho digna com uma imagem que lhe dê segurança e auto estima.


O termo Empoderamento Feminino significa conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo.

Também conhecido como “empoderamento das mulheres”, esta ação consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos.


A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), desenvolveu uma lista com 7 princípios básicos do empoderamento feminino no âmbito social e profissional:


  • Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

  • Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

  • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.​

  • Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.​

  • Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

  • Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.​

O Instituto Ethos publicou em setembro de 2015 um caderno INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS ETHOS - Contribuindo para o Empoderamento da Mulher.

“A igualdade de tratamento entre mulheres e homens e a equidade de oportunidades para ambos é um direito humano fundamental e inviolável. Para garantir esse direito, todos os setores da economia devem estimular e contribuir para o empoderamento feminino. Isso significa permitir que as mulheres desenvolvam plenamente suas capacidades, dar condições para que elas tenham acesso ao mercado de trabalho e nele se mantenham e garantir a igualdade de direitos sociais e econômicos. Ou seja, garantir as condições necessárias para que elas assumam o controle de suas vidas.

Essa igualdade de tratamento de mulheres e homens é uma das questões básicas para a construção de economias fortes, sociedades mais estáveis e justas e com melhor qualidade de vida para todos os cidadãos.

Além disso, também é, comprovadamente, um catalizador para o desenvolvimento das organizações, tanto na esfera pública quanto na privada. No que diz respeito ao setor privado, a comunidade empresarial brasileira está entre as mais dinâmicas do mundo e é reconhecida internacionalmente não só por seu nível de excelência e inovação, mas também por seus esforços no campo da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos, diversas empresas vêm buscando incentivar a promoção da diversidade e a ampliação da participação feminina no ambiente corporativo. Para potencializar e acelerar essa trajetória, criou-se a Associação Movimento Mulher 360 (MM360), com a missão de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira numa visão de 360 graus.

Para isso, são desenvolvidas estratégias que promovam o fomento, sistematização e difusão de avanços em políticas e práticas empresariais, com o propósito de informar e engajar toda a comunidade empresarial brasileira e a sociedade em geral. O Movimento Mulher 360 começou em 2011, contando com diversas atividades realizadas entre mais de 40 empresas signatárias ao longo destes anos. Hoje é mantido por uma aliança entre empresas protagonistas dentro do cenário empresarial brasileiro: Bombril, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson&Johnson, Natura, Nestlé, Pepsico, Santander, Unilever e Walmart. Os indicadores desenvolvidos em parceria com o Instituto Ethos e com apoio técnico da ONU Mulheres, a partir dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, cumprem o objetivo de dar mais condições para que essas empresas possam avançar de maneira sistemática em sua agenda de empoderamento feminino com bases comuns e consistentes.

A partir de agora, elas terão indicadores para avaliar como o tema evolui dentro da empresa e em relação a outras organizações e como ele está impactando o seu negócio. “


Comece agora a ‘SER ALGUEM MELHOR’ ao ler este artigo, eu proponho a você por onde e como começar o processo de Coaching de Carreira para Mulheres.


Aplicações Estratégicas - Vantagens & Benefícios do Coaching de Carreira para Mulheres


★ Alinhamento e decisão de carreira

★ Transição de carreira

★ Gestão do tempo e da equipe

★ Satisfação com o próprio desempenho

★ Tomada de Decisões ★ Preparação para assumir novas posições e mudança estratégica

★ Liderança de equipes de alto nível

★ Desenvolvimento de estilos de liderança integradores e construtivos

★ Desenvolvimento e ampliação de competências interpessoal e relacional

★ Preparação para administração de conflitos e negociação

★ Transformação de ideias e intenções em ações

★ Estabelecimento de relacionamentos compatíveis com o discurso

★ Aceitação da hierarquia organizacional ★ Entendimento os jogos de poder da organização

★ Plano B na vida pessoal

★ Ampliação dos horizontes profissionais e a vida pessoal com a familiar


Como o coaching de carreira pode ajuda-la?


O processo de Coaching de Carreira auxilia você mulher, para que alavanque mais rapidamente e destaque-se em sua carreira enxergando o seu próprio potencial.

Harmonize o trabalho, sua vida e família, num ritmo equilibrado e saudável. Seja mãe, parceira e amiga.


Trace com clareza suas metas e objetivos de carreira, ganhe recompensa em vez de salário quebre paradigmas em níveis pessoais, financeiros, afetivos e profissionais.


Você poderá se surpreender com os resultados trabalhando seus pontos de melhoria para encontrar mais satisfação, evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e aprimoramento contínuo em sua vida. É uma parceria de sucesso!


O que eu posso fazer por você hoje, que via transformar sua vida amanhã?


Claudia Cardillo Coach e Palestrante


Fonte: https://www3.ethos.org.br https://www.significados.com.br/

Artigos Similares Recomendados para você


Porque a mulher busca |7 dicas de como o Life Coaching | Coaching, você topa o desafio? reconhecimento profissional? #1 |pode ajudar a gerenciar o seu tempo


Porque a mulher busca reconhecimento profissional? #1
7 dicas de como o Life Coaching pode ajudar a gerenciar o seu tempo
Coaching, você topa o desafio?





Claudia Cardillo, possui experiência de 25 anos em Marketing, Vendas e Eventos. Executa projetos de Planejamento Estratégico, Treinamento de Marketing, Vendas e Eventos. Desde 2013 é Coach de Carreira e Life Coaching,desenvolve atividades de coaching e PNL como Life Coaching, Coach de Carreira, Saúde & Bem Estar, Spiritual Coach e Reiki, Emagrecimento, Coach para Casais e Noivos. Faz Assessoria de Marketing, Estilo & Imagem Corporativa, Marketing Pessoal e Dress Code.


Palestrante de temas diretamente ligados às competências essenciais de todo profissional, como: liderança, motivação e autoestima, qualidade, inovação e criatividade, técnicas de negociação, administração de conflitos, autogestão, desenvolvimento pessoal e profissional, treinamento em assessoria de imagem, marketing pessoal, marketing, liderança e vendas desenvolvimento de equipes para resultados e mudanças organizacionais.


Atualmente, atua por meio de atendimentos individuais e em grupo, tanto presencial como online. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, também é graduada em Relações Internacionais pela FMU, e acumula experiência nas áreas de comunicação, marketing, eventos, inteligência de marketing. Para saber mais sobre essa profissional e como ela pode te ajudar, acesse http://claudiacardillo.wixsite.com/coaching Para entrar em contato, envie um email claudia.cardillo@outlook.com.br


#Desafio #Sucesso #Stress #Boaimpressão #Aceitação #Felicidade #AumentodaAutoEstima #TornaseumInfluenciador #AssessoriadeEstiloeImagem #CoachingdeCarreira #Mulher #Históriadamulher #EmpoderamentoFeminino #ONUMulheres #InstitutoEthos

Posts Em Destaque