Entenda as principais diferenças do cérebro emocional e racional

Você já questionou o motivo de algumas pessoas serem mais racionais e outras mais emocionais? Por que algumas pessoas têm talentos artísticos, enquanto outras não?

Por que alguns indivíduos têm facilidade com números e outros não? O que essas pessoas têm de diferente, além das influências do meio?


O cérebro humano é dividido em duas partes principais: o hemisfério esquerdo e hemisfério direito. Suas funções estão relacionadas ao intelecto, ao controle muscular, à regulação interna das funções corporais e aos centros emocionais.


Cada lado cumpre funções específicas e é por meio da interação entre eles que acontece a organização neurológica. Apesar de atuarem de maneira conjunta, um dos hemisférios é sempre mais predominante que o outro, e cada pessoa tem um deles melhor desenvolvido.


Acredita-se que artistas são movidos pelo lado direito, enquanto pessoas que têm profissões na área de engenharia e finanças têm o lado esquerdo dominante.


Diferenças entre cérebro racional e emocional.


O lado esquerdo do cérebro é o hemisfério racional, que controla os pensamentos lógicos e analíticos, além das funções físicas.


Trata-se da parte responsável por processar as informações adquiridas, selecionar as que têm aplicação prática e estruturar esses dados de maneira racional — de modo que o indivíduo possa utilizá-los de maneira lógica e prática.O lado direito do cérebro, por sua vez, é mais intuitivo, criativo, emocional e criativo.


Este hemisfério está relacionado à orientação espacial, às atividades artísticas e à percepção ilimitada, cumprindo a função de dar sentido à percepção e de interagir com o meio, processando todas as informações de modo simultâneo e oferecendo uma visão global das situações.


Foto: © Depositphotos.com / juliarstudio

Leia também o artigo, Liderança 10 dicas para reconhecer pessoas criativas! Como criar fora da caixa?| por Coach Claudia Cardillo


A integração dos hemisférios


Para que as pessoas utilizem todo seu potencial, o ideal é que razão e emoção estejam equilibrados. Dessa forma, é possível encontrar soluções criativas para os problemas, além de compreender e interagir com facilidade. Além disso, os processos mentais ficam mais relaxados, tranquilos, flexíveis e criativos.


E a boa notícia é que podemos encontrar esse equilíbrio com treino.Para equilibrar o cérebro emocional e o racional, o primeiro passo é identificar qual o seu lado predominante.


Se você é uma pessoa mais racional, é possível desenvolver seu lado emocional por meio de poesia, pintura, meditação e prática musical.


Se você é mais emocional, tente aprender uma língua nova, estabelecer metas e ler manuais de instrução, isso vai te ajudar a trazer novas características que irão te ajudar a ter mais equilíbrio e ampliar a o seu cérebro racional.


O que eu posso fazer por você hoje, que vai transformar sua vida amanhã?


Claudia Cardillo


Fonte: SBIE - Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional


Claudia Cardillo é Especialista em Marketing e Branding de Empreendedorismo, Assessoria de Estilo, Marketing Pessoal e Dress Code, com experiência de mais de 25 anos nas áreas de Marketing, Vendas e Captação de Patrocínio.


Realiza Mentoria, Coaching, Consultoria e treinamento para Desenvolvimento Pessoal e Profissional. É Coach de Carreira, Coach de Estilo & Assessoria de Imagem Corporativa em que ajuda Mulheres Empreendedoras a terem sucesso e alavancarem suas carreiras e imagem pessoal com cursos de Estilo corporativo, Marketing Pessoal, Profissional e Dress Code. É Apresentadora do Programa Semanal de Empreendedorismo – Empreenda-se do Portal Meta Mulheres Empreendedoras.

É Palestrante de temas diretamente ligados às competências essenciais de todo profissional, como: liderança, motivação e autoestima, qualidade, inovação e criatividade, técnicas de negociação, administração de conflitos, autogestão, desenvolvimento pessoal e profissional, treinamento em assessoria de imagem, marketing pessoal, marketing, liderança e vendas desenvolvimento de equipes para resultados e mudanças organizacionais e desenvolve TREINAMENTOS CUSTOMIZADOS para diferentes culturas organizacionais.


É Life Coach, Reiki Master, e Idealizadora e Fundadora do Portal Conexão do Ser – o Equilíbrio entre Corpo, Mente e Espírito em Evolução em que ajuda pessoas com seu Programa Claudia Cardillo, responde em vídeos e artigos sobre autoconhecimento Life Coaching e Spiritual Coaching, desde 2016.

É Graduada em Música e Relações Internacionais, Coach e Mestre em Reiki. Faz diversos cursos em suas áreas, pois acredita que o ser humano vive em eterno aprendizado.

Também dedica seu tempo em trabalhos voluntários de Reiki, Saúde & Bem Estar e autoconhecimento. Antes de se dedicar exclusivamente às atividades profissionais atuais, trabalhou no mundo corporativo, em empresas multinacionais e agências de publicidade e comunicação.

Especializações: Personal & Professional Coaching, Life Coaching, Carrer Coaching, Treinamentos de Alta Performance para Departamento de Vendas , Equipes e Líderes, Cursos Vivenciais de Desenvolvimento Profissional, Cursos de Autoconhecimento, e Palestras Profissionais.


Para saber mais sobre essa profissional e como ela pode te ajudar, clique aqui Para entrar em contato, envie um email claudia.cardillo@outlook.com.br



#ProcessodeCoaching #Desafio #Sucesso #PNL #Coaching #Aceitação #Felicidade #AumentodaAutoEstima #RelacionamentodeSucesso #Relacionamento #CoachClaudiaCardillo #InteligênciaEmocional #Cérebro #Emocional #Racional #Hemisfério #TalentosArtísticos #CérebroHumano #ClaudiaCardilloCoach

Posts Em Destaque