Inteligência Emocional - Como avaliar o seu Quociente Emocional e ter sucesso em suas relações

Em pleno século XXI, a maioria massiva dos Recursos Humanos das empresas e outros entrevistadores como Head Hunters ( Caçadores de Talentos) aplicam os conceitos de inteligência emocional interpessoal e intrapessoal na contratação de novos profissionais e grandes executivos.


Enquanto que o QI, Quociente de Inteligência, é o resultado de testes para compreender e manipular símbolos matemáticos e lingüísticos o QE, Quociente Emocional, revela nosso autoconhecimento, autodisciplina, persistência e empatia.

Profissionais com um alto quociente emocional (QE) se diferenciam dos outros em suas habilidades sutis. Eu já comentei em outro artigo sobre as habilidades sutis, conhecidas como Soft Skills, ligadas à observação e à gestão de seu próprio comportamento.


Leia também o artigo, Saiba quais são as diferenças entre Inteligência e Emoção - Como eu posso ajudar meus filhos?

por Coach Claudia Cardillo


Quociente Emocional (QE)


A Inteligência Emocional, ou quociente emocional (QE) pode ser definida como a capacidade que uma pessoa tem para identificar, avaliar, controlar e expressar melhor as emoções, compreender e ter empatia. Normalmente essas características aparecem mais nas pessoas com EQ alto como nos líderes, nas pessoas que sabem trabalhar em equipe e em pessoas que trabalham melhor sozinhas.


| “A chave para alcançar um alto quociente de inteligência coletivo é a harmonia social." Daniel Goleman

As Soft Skills são empatia, auto-confiança, auto-controle emocional, diplomacia e tato no lidar com as pessoas, sensibilidade pessoal para gestão de relacionamentos.E ainda criatividade, pró-atividade, espírito empreender e inovador, saber gerir a carreira para inspirar, influenciar, tomar decisões sob pressão, de fazer escolhas assertivas e sensatas.


Desde a década de 80 quando Daniel Goleman considerado o “pai da Inteligência Emocional”, debruçou e dedicou seus estudos sobre o tema Inteligência Emocional com seu livro de mesmo nome, publicado em 1986 e ele já vendeu mais de 5 milhões de cópias.


Goleman define a Inteligência Emocional como a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”


De acordo com Goleman, a Inteligência Emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos, e é baseada categorizada em cinco princípios ou competências essenciais:


1. Autoconhecimento emocional - O conhecimento das emoções

2. Controle emocional - A capacidade de controlar

3. Automotivação - A capacidade de automotivação

4. Reconhecimento das emoções em outras pessoas - Empatia ou o reconhecimento de emoções

5. Relacionamentos interpessoais - Controle dos outros e a habilidade na gestão desses relacionamentos


Daniel Goleman, nos trouxe o conhecimento de que a Inteligência Emocional pode ser ser desenvolvida, treinada para dominar e mudar velhos os hábitos mentais e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

As pessoas que se preocupam em se desenvolver, treinar e controlar suas emoções para o exercício da razão ponderada, tem uma vantagem competitiva no mercado corporativo e também em todos os setores da vida. Essas pessoas tem maior aceitação pelos outros, tem ética nas relações, são mais felizes, eficientes e producentes.


Entre o sentimento no coração e o pensamento na mente, existe um abismo criado pela própria mente. Quando a nossa mente está desequilibrada, transborda as emoções em um comportamento inadequado, povoando a discórdia entre a emoção e a razão.



Quer saber como posso te ajudar? Faça Coaching, viva, seja e desperte em você o seu Melhor!


O que eu posso fazer por você hoje, que vai transformar sua vida amanhã?



Claudia Cardillo


Fontes:

Wikipédia

Revista Superinteressante

Claudia Cardillo é Especialista em Marketing e Branding de Empreendedorismo, Assessoria de Estilo, Marketing Pessoal e Dress Code, com experiência de mais de 25 anos nas áreas de Marketing, Vendas e Captação de Patrocínio.


Realiza Mentoria, Coaching, Consultoria e treinamento para Desenvolvimento Pessoal e Profissional. É Coach de Carreira, Coach de Estilo & Assessoria de Imagem Corporativa em que ajuda Mulheres Empreendedoras a terem sucesso e alavancarem suas carreiras e imagem pessoal com cursos de Estilo corporativo, Marketing Pessoal, Profissional e Dress Code. É Apresentadora do Programa Semanal de Empreendedorismo – Empreenda-se do Portal Meta Mulheres Empreendedoras.

É Palestrante de temas diretamente ligados às competências essenciais de todo profissional, como: liderança, motivação e autoestima, qualidade, inovação e criatividade, técnicas de negociação, administração de conflitos, autogestão, desenvolvimento pessoal e profissional, treinamento em assessoria de imagem, marketing pessoal, marketing, liderança e vendas desenvolvimento de equipes para resultados e mudanças organizacionais e desenvolve TREINAMENTOS CUSTOMIZADOS para diferentes culturas organizacionais.


É Life Coach, Reiki Master, e Idealizadora e Fundadora do Portal Conexão do Ser – o Equilíbrio entre Corpo, Mente e Espírito em Evolução em que ajuda pessoas com seu Programa Claudia Cardillo, responde em vídeos e artigos sobre autoconhecimento Life Coaching e Spiritual Coaching, desde 2016.

É Graduada em Música e Relações Internacionais, Coach e Mestre em Reiki. Faz diversos cursos em suas áreas, pois acredita que o ser humano vive em eterno aprendizado.

Também dedica seu tempo em trabalhos voluntários de Reiki, Saúde & Bem Estar e autoconhecimento. Antes de se dedicar exclusivamente às atividades profissionais atuais, trabalhou no mundo corporativo, em empresas multinacionais e agências de publicidade e comunicação.


Especializações: Personal & Professional Coaching, Life Coaching, Carrer Coaching, Treinamentos de Alta Performance para Departamento de Vendas , Equipes e Líderes, Cursos Vivenciais de Desenvolvimento Profissional, Cursos de Autoconhecimento, e Palestras Profissionais.

Para saber mais sobre essa profissional e como ela pode te ajudar, clique aqui Para entrar em contato, envie um email claudia.cardillo@outlook.com.br

#Coaching #CoachClaudiaCardillo #InteligênciaVisualEspacial #InteligênciaMusical #InteligênciaVerbal #InteligênciaLógicaMatemática #InteligênciaInterpessoalSocial #InteligênciaIntrapessoalEmocional #InteligênciaCorporalCinestésica #InteligênciaNaturalista #InteligênciaExistencialista #HowardGardner #Pelé #PeterSalovey #JohnMayer #DanielGoleman #MalcolmGladwell #OutliersForadeSérie #Quocientedeinteligência #QI #QuocienteEmocional #QE #DonTapscott #HemisférioEsquerdo #HemisférioDireito #Cérebro #MonjaCoen #PadreFábiodeMelo #MarioSergioCortella #ClóvisdeBarrosFilho #LeandroKarnal #RenatoJanineRibeiro #LuizFelipePondé

Posts Em Destaque